A Historia da Igreja do Livramento dos homens pardos


A primeira menção a uma igreja recifense dedicada a Nossa Senhora do Livramento é datada de 1694, quando teria existido uma capela situada nas "hortas de São Pedro dos Clérigos". A invocação à Virgem Maria enquanto sendo "Senhora do Livramento" é bastante antiga, tendo se originado em Portugal.


Em Recife, essa devoção foi adotada pela irmandade dos pardos, que eram enorme parcela da população. Não fica clara se a junção dos nomes diz também respeito à libertação de algum jugo escravagista, ou se é apenas um complemento pelo fato de serem eles os instituidores da irmandade (assim como 'Nossa Senhora do Rosário dos Pretos', por exemplo). Ficando assim perpetuado o nome "Nossa Senhora do Livramento dos Homens Pardos".


A construção atual, remonta a 1882, quando a 9 de setembro daquele ano foi aberta definitivamente ao culto religioso. Antes disso, entretanto, de qualquer modo foi uma edificação modesta, sempre recebendo reformas, continuadas modificações, até alcançar o ano de 1830, quando a Irmandade, tendo como juiz o irmão benfeitor Julião Portela da Silva, resolveu demoli-la, levantando em seu lugar uma Igreja maior.




REFERÊNCIAS:

– BAZIN, German, L'Arquitecture Religieuse Baroque au Brésil, Tome II, Paris: Librairie Plon, 1958

– BARBOSA, Antônio. Relíquias de Pernambuco: guia aos monumentos históricos de Olinda e Recife. São Paulo: Ed. Fundo Educativo Brasileiro, 1983

– GUERRA, Flávio. Velhas igrejas e subúrbios históricos. Recife:Fundação Guararapes, 1970

– VAINSENCHER, Semira Adler. Igreja de Nossa Senhora do Livramento, Recife, PE

Disponível em: <https://semiraadlervainsencher.blogspot.com/2009/05/igreja-de-nossa-senhora-do-livramento.html>.